top of page
Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados - Especialista em Direito Imobiliário

NOTÍCIAS

  • Foto do escritorEichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados

Taxa de evolução e a impossibilidade de restituição em atraso previsto na Promessa de Compra e Venda

As discussões referentes à aquisição de Imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida foram muitas desde sua concepção e, após intenso debate de vários setores da sociedade, houve o Julgamento do Recurso Especial “REsp nº 1729593/SP” que definiu como se daria a interpretação dos temas controversos em relação ao Programa Habitacional que é importante não só para as famílias de baixa e média renda que o acessam, mas, também, à sociedade como um todo, pois acaba por ser motor de emprego e renda diante do fomento à Construção.


Inobstante o Recurso Especial mencionado seja muito bem fundamentado e sirva como um norte para todos que operam no mercado imobiliário, há pontos que merecem críticas e, também, nos parece, que há pontos que não foram devidamente tratados e que ainda causam alguma insegurança e focaremos hoje na impossibilidade de restituição pela Vendedora ao Comprador dos chamados juros de obra quando o atraso na entrega se der em relação ao prazo previsto na Promessa de Compra e Venda e não no Contrato de Financiamento com a Instituição Bancária.


Como se sabe, diferente das Compras e Vendas regidas pelo SFH, nas compras e vendas realizadas pelo MCMV a assinatura do contrato de financiamento se dá antes da conclusão das obras, ou seja quando formado o grupo de adquirentes.


Assim, no período entre a assinatura do Contrato de Financiamento e a efetiva entrega das chaves, o valor pago como "juros da obra" não é computado para a amortização do débito, pois o pagamento do valor financiado somente inicia-se após o término da obra com a entrega das chaves do imóvel ao comprador e expedição do "habite-se". Registre-se que a legalidade dessa cobrança pelo agente financiador não é mais objeto de controvérsia.


Assim, voltando ao tema que pretendemos tratar, o STJ definiu que “No âmbito do PMCMV, é ilícito cobrar do adquirente juros de obra ou outro encargo equivalente, após o prazo ajustado no contrato para a entrega das chaves da unidade autônoma, incluído o período de tolerância.


Ou seja, restou definido que após o prazo convencionada para entrega da unidade seria ilícita a cobrança dos juros de obra do adquirente, razão pela qual a responsabilidade tem recaído sobre as vendedoras.

O que nos parece que não foi devidamente analisado no referido Recurso é qual o prazo considera-se para tanto, pois em diversas oportunidades há a assinatura de uma Promessa de Compra e venda em que estipula-se um prazo para entrega e, após, a assinatura do Contrato de Financiamento que traz, também, prazo de conclusão.


Um adendo que fazemos é que, aos nossos olhos, o prazo da Promessa de Compra e Venda sequer poderia ser considerado, pois trata-se de mera estimativa, pois a incorporadora está, nesse período, em busca da formação do grupo de mutuários e, ademais, a assinatura do Contrato de Financiamento faz com que sejam superadas as cláusulas da Promessa de Compra e Venda, restando extinto aquele contrato por ter atingido seu objetivo. Todavia, não é essa a discussão que pretendemos levantar neste artigo.


Ainda que se considere, como fez o STJ, que aquele prazo que constou da Promessa de Compra e Venda não é mera estimativa e que o adquirente deve ser indenizado pelos lucros cessantes entre o final do prazo de tolerância e a efetiva entrega das chaves, não se pode interpretar que o prazo de entrega previsto na Promessa de Compra e Venda sirva como marco para que cesse a responsabilidade do adquirente pela taxa de evolução de obra.


Ora, a taxa de evolução de obra somente passa a ser cobrada quando firmado o contrato de financiamento, ou seja somente nesse momento é que o adquirente passa a ter relação com a referida cobrança, sendo que no momento anterior, interregno entre assinatura da Promessa de Compra e Venda e do Contrato de Financiamento, não existia qualquer cobrança de juros de obra, até porque a cobrança se dá pelo banco financiador.


Assim, tendo em vista que a cobrança da taxa de evolução da obra somente surge após a assinatura do contrato de financiamento, que traz prazo para conclusão das obras, nos parece bastante claro que somente ultrapassado o prazo previsto no contrato de financiamento é que poderia imaginar-se o repasse de tal custo à Vendedora, todavia temos visto decisões que não interpretam dessa forma.


Dessa maneira, é importante que nós, operadores do direito, tenhamos bastante cuidado e busquemos demonstrar de forma didática essa questão para evitar que os julgadores partam de premissas equivocadas e acabem condenando as empresas a restituir os chamados juros de obra por períodos maiores que os efetivamente devidos.


Elisa Sequeira D'avila

Theodoro Focaccia Saibro

Posts recentes

Ver tudo

Garantia Legal nos contratos de construção civil

No âmbito da construção civil, finalizada a obra, o que se espera é que o imóvel esteja em perfeitas condições para o uso a que se destina. Assim, a garantia serve para resguardar o adquirente de um i

bottom of page