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Desafios Persistentes na Privacidade de Dados nas Empresas Brasileiras

  • Foto do escritor: Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados
    Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados
  • 28 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Após a entrada em vigor da LGPD a privacidade de dados se tornou uma prioridade para as empresas no Brasil. No entanto, muitos desafios ainda persistem, principalmente quando se fala em tecnologias e pessoal dedicado, dois investimentos que poderiam melhorar a eficiência e a proteção de dados das empresas.


Um dos gargalos é a escassez de recursos humanos. Um estudo recente da empresa Democratizando verificou que 57% das equipes de privacidade analisadas possuem até três membros e, dessas equipes, 72% não tem dedicação exclusiva.


A combinação de equipes reduzidas com a complexidade das demandas regulatórias resulta em sobrecarga de trabalho, o que torna necessário o aumento das equipes para que possam lidar com as demandas de forma eficiente.


A automação surge como parte da solução para esses desafios, com a implementação de ferramentas tecnológicas podendo aliviar as equipes de tarefas repetitivas, permitindo-lhes focar em questões mais estratégicas.


Ainda, o investimento em automações pode minorar o risco de falhas nas análises de conformidade. O aumento de atividades automatizadas e uma melhora no ambiente de trabalho, uma vez que parte das atividades das equipes são retiradas, deve resultar em maiores níveis de retenção de talento, proporcionando um meio equilibrado e que promova a longevidade e a eficiência das mesmas.


Outro aspecto determinante para as empresas que desejam se adequar às exigências da LGPD e superar os desafios de privacidade de dados é contar com uma assessoria especializada.


Ter o apoio de consultores e advogados experientes em privacidade de dados permite que as empresas não apenas fiquem em conformidade com a legislação, mas também implementem políticas e boas práticas de segurança da informação, além de auxiliar na identificação de vulnerabilidades, no treinamento das equipes e na escolha das melhores soluções tecnológicas.


Além disso, profissionais especializados podem ajudar a empresa a lidar com crises de segurança, evitando multas e danos à reputação.


Os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras no campo da privacidade de dados vão além da conformidade com a LGPD, sendo necessária uma mudança na forma como as empresas enxergam a privacidade de dados. O olhar para estas equipes não deveria ser apenas como uma necessidade regulatória, mas como um diferencial competitivo no mercado.


Comitê de Proteção de Dados ELA | ADV

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