top of page
Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados - Especialista em Direito Imobiliário

NOTÍCIAS

  • Foto do escritorEichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados

Covid-19 e a evolução da sociedade

É certo que essa guerra será vencida, com a contenção do vírus e dos seus efeitos. Quanto a isso, ninguém tem dúvida.


Infelizmente, a Covid-19 deixará incontáveis mortes e provocará deletérios e nefastos efeitos na economia, sendo também essa uma implacável certeza.


Dito isso, precisamos agora, mundialmente e em sociedade, começar a refletir e debater sobre quais legados nos serão deixados após a pandemia.


Ouve-se de estudiosos e historiadores que as grandes ondas de evolução do mundo, enquanto sociedade, estão atreladas a revoluções, guerras e epidemias (o que se dizer, então, quando diante de uma pandemia).


Significa que, com sabedoria e arte, seguramente encontraremos inúmeras lições e fontes inspiradoras de crescimento e desenvolvimento que nos serão deixadas pela Covid-19.


Há quem diga que um importante legado será a valorização das relações, principalmente familiares. Outros, lembram a vivência de valores como solidariedade e empatia. Haverá quem sinalize para o aparelhamento das instituições de saúde ou para a fixação de práticas como a recorrente assepsia das mãos. Não se olvide também as mudanças provocadas nas rotinas profissionais, tornando-as muito mais eficientes, ágeis e humanizadas. Por fim – mas com isso não pretendendo esgotar a enumeração de aspectos positivos –, lembremo-nos da série de processos evolutivos que estavam em curso e estão sendo abruptamente acelerados pela pandemia: contratos e escrituras celebrados digitalmente, videoconferências, organização de equipes e sistemáticas de trabalho, vídeo aulas, entre outras tantas.


Haverá efeitos e legados positivos que nos serão deixados. Isso, obviamente, não diminui a seriedade e a tristeza decorrentes das mortes e dos efeitos destrutivos sentidos pela economia. Mas é um alento e é nisso que precisamos, agora, nos prender. Ante as certezas imediatas e negativas decorrentes da Covid-19, temos que olhar para frente e ao longe, mirando os legados positivos que ela nos deixará.


Assim, olhando para frente e ao longe, venceremos a crise e nos manteremos de pé.


Lucas Braga Eichenberg

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Continuaremos em Home Office

O Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados comunica a todos que permanecerá, em São Paulo e Porto Alegre, em regime Home Office.

Estaremos em Home Office

O Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados, por conta do aumento de casos de COVID-19, atenderá nossos clientes em regime de Home Office nas sedes de Porto Alegre e São Paulo.

bottom of page