top of page
Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados - Especialista em Direito Imobiliário

NOTÍCIAS

  • Foto do escritorEichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados

A Incorporação Imobiliária e as Restrições Convencionais do Passado

Uma assessoria eficaz para realização de incorporações imobiliárias que foque não somente na análise da evolução da legislação vigente, mas também na auditoria da documentação, é essencial para a condução de novos negócios com segurança jurídica.


A compra e venda de imóvel no Brasil não é simples, sendo altamente recomendável que as partes estejam assessoradas por advogados especializados em todas as fases do negócio.


Apesar de a legislação estar em processo de evolução para proteção do adquirente de boa-fé, ainda é incerto o caminho que a jurisprudência irá tomar na intepretação dos novos dispositivos legais.


Ao comprador, sobretudo, recomenda-se extrema cautela em relação não só à auditoria jurídica de toda a documentação e certidões do bem e dos vendedores, mas também, a depender da finalidade da aquisição, é necessário observar questões específicas, como por exemplo na aquisição de uma área para realização de um empreendimento imobiliário.


Elementar analisar o Plano Diretor Estratégico, a Lei de Zoneamento do Município e Legislação Ambiental pertinente, além de outros documentos importantes que não podem ser negligenciados.


No passado era comum que grandes companhias adquirissem áreas para desenvolvimento de loteamentos e estabelecessem regras e restrições para construção conforme sua visão urbanística para aquela região.


Assim, é imprescindível estudar as matrículas do imóvel até a sua origem, mesmo que isto signifique retomar documentos registrados e arquivados no registro de imóveis desde o século XIX.


Tais restrições podem estar relacionadas tanto à destinação dos lotes quanto ao tipo de ocupação, à altura máxima das construções, recuos mínimos, dimensões, desdobramento e unificação dos lotes e o mais, devendo ser observadas e respeitadas ao longo do tempo por todos os sucessores.


A cidade de São Paulo tem diversos casos, e apenas a título de exemplo, destaca-se o Loteamento City Lapa, em que a desenvolvedora estabeleceu a construção exclusiva de residências unifamiliares.


Em inobservância ao disposto pela loteadora foi construído um prédio de 9 andares na região e mesmo após décadas foi determinada a sua demolição, finalizada em 2016 (REsp 302.906 – SP).


No entanto, o tema não está pacificado. As cidades estão em constante mudança e as necessidades de hoje não são as mesmas do final do Século XIX ou início do Século XX.


Não é razoável submeter o desenvolvimento urbano e o interesse da coletividade, ao menos sem a oportunidade de discussão, ao que fazia sentido há tanto tempo, reforçando a necessidade de contar com um escritório de advocacia especializado na condução de negócios imobiliários para viabilizar as Incorporações Imobiliárias.


Ricardo Nakamura Leite

Posts recentes

Ver tudo

Garantia Legal nos contratos de construção civil

No âmbito da construção civil, finalizada a obra, o que se espera é que o imóvel esteja em perfeitas condições para o uso a que se destina. Assim, a garantia serve para resguardar o adquirente de um i

bottom of page