Notícias Eichenberg Lobato Abreu & Advogados

NOTÍCIAS

• Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados

STF: não incidência de contribuição previdenciária sobre o salário maternidade

Edmundo Eichenberg O Supremo Tribunal Federal concluiu hoje o julgamento, em regime de repercussão geral, no Recurso Extraordinário nº 576.967, quanto à não incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador, sobre o salário maternidade.

O Tribunal, por seu órgão pleno, concluiu pela inconstitucionalidade da legislação instituidora da contribuição, constante do § 2º do art. 28 e da parte final da alínea “a” do § 9º da Lei nº 8.212/91.

Sete ministros votaram nesse sentido, incluindo o relator, o ministro Luis Roberto Barroso. Foram vencidos os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Segundo o relator, a cobrança da contribuição previdenciária amplia o custo de contratação de mulheres, gerando maior desigualdade de gênero e a preferência pela contratação de homens.

A equipe tributária do Eichenberg & Lobato Advogados Associados se coloca à disposição para dirimir quaisquer questões sobre o assunto.

Textura Eichenberg Lobato Abreu & Advogados

COMO PODEMOS AJUDÁ-LO?

Entre em contato com o Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados através dos telefones ou acesse a página de contato para enviar uma mensagem.

PORTO ALEGRE | RS

Av. Carlos Gomes, 281 / 204

(51) 3095.8700

SÃO PAULO | SP
RIO DE JANEIRO | RJ

Av. das Nações Unidas, 12.399 / 102A

(11) 3624.4634

Rua Jardim Botânico, 674 / 406

(21) 3502.2082

Eichenberg Lobato Abreu & Advogados

© 2020 Eichenberg, Lobato, Abreu & Advogados Associados. Todos os direitos reservados.

Orgulhosamente criado por

Logo Minc Neg.png